sábado, 30 de janeiro de 2016

Provérbios - Lição IV; A sabedoria, a loucura e a corda bamba




Provérbios 1:20-33

20 Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. 21 Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim: 22 – Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? 23 Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. 24 Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. 25 Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. 26 Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. 27 Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. 28 Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. 29 Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o Senhor. 30 Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. 31 Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. 32 Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. 33 Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada..

Por Jânsen Leiros Jr.

Na parte final do primeiro capítulo de Provérbios, o autor decide tornar impossível qualquer desculpa para não se agir sabiamente, principalmente as que se utilizem do pretenso desconhecimento dela, ou ainda que se queixe de sua inacessibilidade. Afinal, ela grita nas ruas e nas praças, lugares públicos e de acesso fácil e gratuito. Uma alegoria que pretendia dizer o quanto a sabedoria está próxima e acessível a todos os que a pretendem.

Mais adiante então ele faz uma confrontação mais séria e importante. Quem não age com sabedoria, age loucamente.Não existe meio termo. E por que loucamente? Porque não é uma atitude inocente, mas antes uma escolha consciente, uma rejeição propositada ao conselho e à instrução. Isso fica claro nos versículos 24 e 25; chamei... mas vocês não me ouviram.

Concluindo o capítulo, o sábio relaciona as consequências da rejeição e da aceitação da sabedoria, apontando a morte e a vida tranquila respectivamente, confrontando-as. No final das contas, as circunstâncias da vida e não os fatos isolados, não passam de um conjunto de reflexos, da perícia com que cada um conduz suas decisões e escolhas no cotidiano.

Ora, não há como anular as consequências de nossas escolhas. optando pela sabedoria haverá vida. Optando pela loucura, a morte espreitará momento oportuno.

Que nossas escolhas estejam sempre voltadas para uma decisão pensada e sábia, com vistas à vida e a tranquilidade, inspiradas e sustentadas no temor ao Senhor.

2 comentários:

  1. O sábio decide e segue o caminho do bem ,o caminho escolhido por Deus,o tolo anda conforme a maré, deixa que o vento o leve pra qq lugar de lá pra cá, daqui pra lá, vive sem direção e sem um alvo,€ meu alvo é Cristo, o meu alvo é o Amor, meu alvo é a Sabedoria de Deus.
    Devemos estar espertos, atentos, sermos sábios ;pois nem tudo que reluz é ouro.
    Haverá o momento que chamaremos Senhor Senhor e Ele pode não nos reconhecer como filhos ,não reconhecer nossa voz ,nosso chamado será como nada e Ele não nos responderá, reconheçamos a voz de nosso Pai ,obedeçamos e na hora que chamarmos Senhor Senhor, Ele dirá em nossos ouvidos bem baixinho, oi filho meu,estou aqui ,pode descansar em meus braços e se alegrar.
    Boa tarde na paz à todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Victória, que belo comentário e que preciosa declaração de amor à sabedoria. Que o Senhor lhe conserve nesse desejo e no rumo de atingir seu alvo. Que lhe instrua um coração sábio, para optar sempre pelo melhor. Como disse Pedro, "para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna"... Um forte abraço

    ResponderExcluir